Carta ao Presidente Hugo Chavez

por Leuren Moret [*]

Para além da traição. Clique a imagem para aceder. Sr. Roraima Albornoz
Adido de Imprensa da Embaixada da Venezuela
ralbornoz@embavenez-us.org

Berkeley, 24 de Setembro de 2005

Caro Sr. Roraima Albornoz:
Gostaria de enviar um grande muito obrigado ao Presidente Hugo Chavez e ao povo da Venezuela pela bondade e boa vontade que demonstraram para com os cidadãos dos EUA que tanto sofreram com o Furacão Katrina. Sou da cidade de Berkeley, na Califórnia, conhecida como a única cidade dos Estados Unidos com a sua própria política externa. Adoptámos cidades irmãs em todo o mundo onde o imperialismo americano e a sua política externa impactaram negativamente os seus países. O movimento para acabar com o apartheid nasceu de facto em Berkeley, e 20 anos depois foi finalmente adoptado pelo governo americano.

Muitas pessoas em todo o mundo foram encorajadas e fortalecidas pelas palavras do Presidente Chavez, agora conhecido como o "Furacão Hugo", após o seu poderoso e verdadeiro discurso da semana passada nas Nações Unidas . Os cidadãos do mundo hoje precisam de alguém que inspire liderança real a todos os níveis, e o Presidente Chavez certamente preenche esse papel. Foi muito bom ter o Presidente Chavez e o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad a levantarem-se na ONU pelos países do terceiro mundo frente a representantes ameaçadores e em bancarrota moral e frente ao governo dos Estados Unidos.

Tanto o Presidente Chavez como o Presidente Ahmadinejad falaram claramente acerca dos mais importantes problemas para todas as coisas vivas hoje — a utilização de urânio empobrecido (depleted uranium) pelos EUA no Iraque, Afeganistão e Jugoslávia. Sou uma cientista e denunciei os laboratórios de armas nucleares. Assim, gostaria de enviar um novo filme documentário ao Presidente Chavez (no qual testemunho acerca dos efeitos globais danosos do urânio empobrecido). O filme é sobre a I Guerra do Golfo e as coisas terríveis que aconteceram aos nossos soldados ao longo de décadas nas mãos do nosso próprio governo. O urânio empobrecido é de longe a pior traição, mas não é a primeira nem a última vez que o povo americano será traído.

Diga-me por favor como encaminhar este filme ao Presidente Chavez. Podemos enviar uma cópia também para si. Se quiser ver um excerto de 2 minutos do filme vá a http://www.beyondtreason.com e ali o encontrará.

Obrigado pela sua excelente cobertura noticiosa, e saiba por favor que muitos e muitos americanos não concordam com acções do nosso governo, nem tão pouco apoiam uma economia de guerra permanente. Os americanos estão a viver dentro de um dragão selvagem. Tal como os cidadãos da Venezuela, somos cidadãos de uma comunidade global que anseiam por um mundo justo e pacífico. O Presidente Chavez, a actuar em conformidade com os bons desejos do povo venezuelano, respondeu com compaixão e generosidade às vítimas do desastre do Furacão Katrina. Esta é a mudança que queremos ver no mundo e agradecemo-lo.

Com os melhores cumprimentos,

Leuren Moret

[*] Antiga Presidente da Associação de Mulheres Geocientistas, Comissária Ambiental da Cidade de Berkeley.   Da mesma autora ver também: Urânio empobrecido, arma de extermínio da humanidade .

O original encontra-se em http://www.uruknet.info/?p=16115&hd=0&size=1&l=x .


Esta carta encontra-se em http://resistir.info/ .
26/Set/05