por Miguel Urbano Rodrigues
[*]
Talvez nenhum outro Prémio Nobel da Paz tenha suscitado tão ampla
e justa polémica a nível mundial como o atribuído a Barack
Obama.
Admito que pelo tempo adiante o discurso que ele pronunciou em Oslo, a 10 de
Dezembro p.p., ao recebe-lo será recordado como o discurso da hipocrisia
imperial.
Nove dias antes, o cidadão-presidente Obama decidira enviar para o
Afeganistão mais 30 mil soldados, elevando para 100 mil os efectivos do
exército norte-americano que invadiu aquele pais há 8 anos.
Consciente de que o discurso da paz era na circunstância
incompatível com o envolvimento actual dos EUA em múltiplas
guerras de agressão, o novo Prémio Nobel tentou
justificá-las em nome de valores eternos da condição
humana.
Apresentou o apocalipse afegão como um "guerra
necessária" travada em defesa da humanidade. Falou de
"promessa de tragédia", reconhecendo, pesaroso, que nas
guerras "uns matam, outros morrem". Omitiu que a tragédia
desencadeada no coração da Ásia não é
promessa, mas monstruosa realidade. E omitiu também que é a sua
gente, cumprindo ordens criminosas, quem mata e os "outros" quem
morre.
Não disse que no Afeganistão morreram, até fim de
Novembro, somente 849 soldados americanos, os agressores, mas mais de 100.000
entre os agredidos, metade dos quais de fome.
Traçando uma fronteira entre as "guerras necessárias" e
aquelas que o não são, Obama afirmou que "um movimento
não violento não teria podido deter os exércitos de
Hitler". Mas enunciou essa evidência para estabelecer um paralelo
grotesco entre a Al Qaeda e o III Reich nazi. Identifica na invasão do
Afeganistão uma exigência da defesa do povo dos EUA porque
"os líderes da Al Qaeda (organização inexpressiva num
pais onde o árabe é uma língua desconhecida do povo)
não aceitam depor as armas".
Fica implícito que o Estado mais rico e poderoso do mundo considerou
imprescindível à sua segurança que as Forças
Armadas norte-americanas atravessassem um oceano e dois continentes para irem
combater num dos países mais atrasado e pobres do mundo o líder
de uma seita de fanáticos. Pela primeira vez na História um
governo declarou a guerra não um Estado, mas a um terrorista,
guindando-o à condição de interlocutor. Com a
peculiaridade de que, sendo desconhecido o seu paradeiro, o alvo e a
vítima dessa guerra irracional foi e continua a ser o povo entre o qual
supostamente se ocultaria Ben Laden.
No mesmo dia em que Obama recebia o Nobel da Paz na Noruega, o general Stanley
McCrhystal fazia perante o Congresso dos EUA de gala, com o peito constelado de
condecorações as medalhas dos guerreiros agressores
são tradicionalmente atribuídas em função da
quantidade de massacres que cometeram pela "salvação da
pátria" o comandante supremo na área
Afeganistão-Paquistão reafirmou a sua certeza na vitoria de uma
" guerra justa e necessária".
São complementares o seu discurso e o de Obama.
A VIOLÊNCIA NA HISTÓRIA
Enquanto Obama lutou pela Presidência e nos primeiros meses de Governo, o
seu discurso, embora retórico, apresentou matizes humanistas.
Mesmo entre adversários ideológicos, perdurou durante algum tempo
uma dúvida: seria o jovem presidente um estadista fiel a
princípios e valores éticos e que somente não iria mais
longe por ser travado pela engrenagem do sistema de poder?
O balanço da sua política em onze meses não lhe favorece a
imagem. Não obstante o massacre mediático promovido para o erigir
no "salvador" de que o capitalismo em crise estrutural necessitava, a
ideia de que o Presidente dos EUA não concretizou compromissos assumidos
por que o grande capital e o Pentágono o impediram é negada pela
realidade da vida.
Por si só, a escalada no Afeganistão fez ruir o mito do eticismo
do presidente. Sobra apenas a retórica.
O discurso de Oslo tripudia sobre a razão e a ética. Sob o manto
do "poder moral", Obama, movendo-se num labirinto de hipocrisia e de
contradições, pretende persuadir os povos de que o poder imperial
dos EUA está ao serviço da humanidade quando, dolorosamente,
recorrem à violência para defender, segundo ele, a liberdade, a
democracia, a civilização.
Marx captou a realidade ao afirmar que a violência tem funcionado como
parteira da História.
Pouco mudou em milhares anos. No nosso tempo a humanidade nada num oceano de
violência. Nos últimos 60 anos em guerras e outros flagelos, cuja
responsabilidade no fundamental cabe ao imperialismo morreram ou foram feridas
60 milhões de pessoas, quase tantas como na II Guerra Mundial.
Num livro maravilhoso
[1]
, Georges Labica um dos grandes filósofos do século XX e
um dos raríssimos intelectuais contemporâneos que fez da cultura
integrada o cimento de uma obra luminosa pela inteligência e saber
lembra-nos que o capitalismo é a pátria de um sistema que
escraviza (e emancipa através da revolta) e que a
globalização da violência reflecte afinal o estado da
sociedade modelada e oprimida pelas suas engrenagens.
As guerras "necessárias" não são, porem, as que
os EUA travam na Ásia contra povos misérrimos cujas riquezas
saqueiam.
Essas, as "justas", são inseparáveis do direito
à sobrevivência de povos agredidos por outros, as que opõem
a violência libertadora à violência opressora. Já
dizia Maquiavel que "os levantamentos de um povo livre são
raramente perniciosos à sua libertação".
A História apresenta-nos ao longo dos séculos exemplos
expressivos, por vezes comovedores, de tais guerras, autenticas epopeias
nacionais. A resistência armada é então nelas o desembocar
da vontade colectiva.
Isso aconteceu no combate à barbárie do III Reich Alemão;
na luta do Vietname contra os EUA, na saga argelina, no batalhar multissecular
pela independência dos povos da Ásia, da América Latina e
da África contra o colonialismo e pelo direito a construírem o
seu próprio futuro como sujeitos da História, acontece hoje na
luta épica do povo palestiniano contra o sionismo neonazi, na
resistência dos povos do Iraque e do Afeganistão à
ocupação imperial norte-americana.
O discurso farisaico de Obama em Oslo, aclamado pelos sacerdotes do sistema
opressor, seus cúmplices, configurou uma ofensa à
inteligência e dignidade dos povos agredidos, explorados e humilhados
pelo imperialismo.
12/Dezembro/2009/V.N de Gaia
[1] Georges Labica,
Théorie de la violence
O original encontra-se em
http://www.odiario.info/articulo.php?p=1405&more=1&c=1
Este artigo encontra-se em
http://resistir.info/
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